Raça, gênero e brasilidade: discursos, identificações, subjetividades (chamada para artigos)

  • littera

Chamadas de trabalhos (Estudos da linguagem) (lire l’appel en français)

v.9 n.15 (2018) – Estudos da Linguagem:
Seção temática: raça, gênero e brasilidade: discursos, identificações, subjetividades
Organizadoras: Prof.ª Glória França (UFMA) e Prof.ª Mariana Jafet Cestari (CEFET-MG)
Queridos! É com muita alegria que convido as pessoas interessadas a enviarem suas contribuições para este número da revista Littera on line, que se pretende aberto, interdisciplinar, discursivo e interseccional…
leiam a proposta abaixo!
 
A Revista Littera on line, publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Maranhão, está recebendo textos para o números 15 (2018) referente à área de Estudos da Linguagem. Os artigos podem ser destinados às seções temáticas de cada número exclusivamente pelo email : litteraonlineufma@gmail.com.
Também serão aceitos artigos destinados às seções de temática livre de cada número, além de resenhas e entrevistas até o dia até 06/08/2018.

O presente número da revista Littera on line pretende reunir trabalhos e pesquisadores em torno do tema: “raça, gênero e brasilidade: discursos, identificações, subjetividades”. Trabalhar com a materialidade do discurso e seus desdobramentos em sua relação constitutiva com a história e com a memória, nos permite acolher trabalhos de diversos domínios dos estudos linguístico-discursivos, literários, das artes e das ciências humanas e sociais que tenham a língua/linguagem como um dos seus eixos de reflexão. Almejamos, desse modo, reunir propostas  que, seja numa perspectiva linguístico-discursiva, seja numa perspectiva interseccional/interdisciplinar, levem em conta as diferentes formas de subjetivação/identificação e suas contradições, em relação às diferentes memórias – nos discursos de/sobre a colonização, a diáspora, a democracia racial, a identidade nacional, dentre outros –, na forma de significar o sujeito com sentidos racializantes/raciais constitutivos do imaginário sobre a brasilidade. Serão aceitos igualmente artigos que se posicionem na intersecção entre os eixos de classe, raça, gênero e sexualidade, mesmo que não enfoquem a brasilidade, mas que toquem memórias relativas a esse imaginário. Damos especial atenção às discussões sobre a constituição, formulação e circulação dos discursos, em análises tanto sobre a reprodução dos sentidos dominantes quanto sobre gestos de interpretação e práticas que desloquem sentidos, produzindo ressignificação na resistência. Nesta perspectiva, destacam-se os estudos sobre a constituição histórica e discursiva de lugares de enunciação coletivos (ou de lugares de fala). Os trabalhos podem constituir suas análises a partir de diversos domínios discursivos: o turismo; os movimentos políticos; a literatura; o cinema; os meios de comunicação; a publicidade; a historiografia; as artes plásticas, dentre outros.

http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/littera/announcement/view/94


Gloria França

Professora de francês, do departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Linguística, pelo IEL/UNICAMP, e docteure en Sciences du Langage, pela Université Paris 13 Sorbonne PAris Cité. Áreas de interesse de pesquisa: questões de gênero e raça na análise do discurso ; discurso e ensino de línguas; didática de ensino de francês (FLE); brasilidade; relações França/Brasil; memória e discurso, dentre outras.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebook

Gloria França

Professora de francês, do departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Linguística, pelo IEL/UNICAMP, e docteure en Sciences du Langage, pela Université Paris 13 Sorbonne PAris Cité. Áreas de interesse de pesquisa: questões de gênero e raça na análise do discurso ; discurso e ensino de línguas; didática de ensino de francês (FLE); brasilidade; relações França/Brasil; memória e discurso, dentre outras.

Vous aimerez aussi...

2 réponses

  1. Luane dit :

    Eu tenho muito interesse em pesquisar esse tema! Estou lendo o Frantz Fanon.. aceito sugestões de mais bibliografias. Obrigada, profa.

  1. 24/06/2018

    […] Littera – B4 em Linguística e Literatura; C em Educação Tema: Raça, gênero e brasilidade: discursos, identificações, subjetividades Prazo: 06 de agosto de 2018 […]

Laisser un commentaire

Votre adresse de messagerie ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

Ce site utilise Akismet pour réduire les indésirables. En savoir plus sur comment les données de vos commentaires sont utilisées.